inteligencia que você não sabia que possui

Historia da Ryodoraku

Breve Histórico de Ryodoraku

(uma parte do livro sobre Ryodoraku a ser publicado em breve do Prof. Kimiya Goto, 

vice-presidente da Sociedade Japonesa de Medicina Ryodoraku)

No Japão do pós-guerra, o general MacArthur (de forças de ocupação americana) apresentou a proposição de proibir a prática da acupuntura, moxabustão e demais terapias orientais tradicionais, porém, não conseguiu alcançar o seu propósito devido a forte resistência da parte de praticantes das mesmas havida na época.

Posteriormente, quando Presidente Nixon dos EUA visitou a China, em 1972,  houve a divulgação chinesa da anestesia com acupuntura. O equipamento utilizado na época foi o Neurometro e eletroestimulador de Nakatani.  É que já em 1955 os chineses haviam conhecido o Ryodoraku, e em 1957 tinham envido uma missão médica com onze membros para visitar o prof. Nakatani e receber suas orientações sobre tratamento com Ryodoraku. Estavam presentes nessa missão o prof. . Jo Seibun, Gaku Bityu e Ryu Ikin, que receberam do prof. Nakatani o Neurometro. Este fato foi amplamente divulgado nos jornais e revistas chinesas e o Ryodoraku divulgado como grande descoberta do prof. Nakatani.

Dr. Nakatani comentou na época o seu grande contentamento pois antes disso a anestesia com acupuntura utilizava a técnica manual de Jakutaku(1)-durante cerca de 30 minutos, mas graças ao conhecimento de Ryodoraku, passou a utilizar a eletroacupuntura, encurtando esse tempo .

Obs.:(1) Jakutaku:manipulação de pistonagem

Divulgação de Ryodoraku

Em 1970, o Ryodoraku foi amplamente divulgado em treze programas consecutivos de ‘Afternoon Show’(O show da tarde) do canal de NTV(Nihon TV), do apresentador Kokinji Katsura, atraindo grande atenção do público em geral. Trata-se de uma terapia que reuniu as vantagens tanto da Medicina Oriental quanto da Medicina Ocidental e que foi divulgada para todo o país pelos membros da ‘Japanese Society of Ryodoraku Medicine(J.S.R.M) e da ‘Japan Acupuncture Moxibustion and Ryoodoraku Medical Society(J.A.M.R.)

Dr. Nakatani trabalhou incansavelmente no período de 1971 e 1977, proferindo mais de 400 palestras em países como Portugal, Tailândia, E.U.A., Canadá, Coréia do Sul, Vietnam, Malásia, Alemanha e México. Além disso, realizou inumeras palestras na Associação Médica Japonesa e em várias outras entidades japonesas. Publicou ainda diversos livros a respeito de Ryodoraku.

Depois do falecimento de Dr. Nakatani, Dr. Yasuhiro Oiso, meu professor, e Dr. Kumio Yamashita se empenharam em divulgar o Ryodoraku.  A Sociedade de Ryodoraku enviou para divulgação desta terapia uma missão chefiada pelo Dr. Masayoshi Hyodo para Roma, Italia, outra chefiada pelo Dr. Eiichi Suguiya, para Lisboa, Portugal, outra chefiada pelo Drs. Masuto Misawa e Tsutomu Imai para São Paulo, Brasil e outra chefiada por Dr. Chifuyu Takeshige para Cidade de México. Eu acompanhei todas elas. Assim, o Ryodoraku tem se tornado conhecido, também fora do Japão.

No Japão, houve unificação de duas associações em 1999 e a partir deste ano iniciamos os seminários mensais conjuntos numa sala de reunião dentro do Hospital de Universidade Juntendou em Tokyo.

Comments are closed.